[ Projeto de aula] O que é ser brasileiro?

Aula montada pelos alunos da Universidade Federal de São Paulo do 4º ano, curso de Ciências Sociais.

Projeto idealizado por: Gustavo Araujo,  Jéssica Rodrigues,  Thais Leal

Laboratório II

A aula ministrada visa atender a proposta estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo para os alunos do 2º série do Ensino Médio no 1º bimestre que compete ao tema “de onde vem a diversidade social brasileira?”. Lembrando que os termos e definições de propostas de aula estão explícitos no referido Programa do Governo do Estado.

A aula em questão se refere ao assunto proposto como “A formação da diversidade: Migração, Imigração e Emigração”.

Para evidenciar a discussão utilizaremos os textos “A Formação do Povo Brasileiro” “Identidade Cultural” disponibilizado no site do Governo Federal – “Brasil Escola”.

Proposta de Aula

  1. I.      Temos como intenção iniciar a aula com a questão “O que é ser Brasileiro?”.  – 5 minutos para discussão apontando da lousa as principais indicações dos alunos.
  2. II.      Apresentar a música do Lenine “Jack Soul Brasileiro” cuja letra identifica alguns elementos característicos de determinadas regiões brasileiras – 5 minutos.
  3. III.      Entregar uma cópia dos textos “Identidade Cultural” e “A formação do Povo Brasileiro” para cada aluno e solicitar uma breve leitura – 10 minutos. Explicar e tirar dúvidas quanto ao texto – 10 minutos.
  4. IV.      Após a leitura dos textos e explicação, será novamente lançada a pergunta “O que é ser brasileiro?” e as “novas” conclusões serão apontadas na lousa – 5 minutos.
  5. V.      Como tarefa, solicitaremos para aos alunos elaborar uma redação sobre o tema: “O que é ser brasileiro para você?”. Onde eles deverão utilizar as referencias e discussões apresentadas em aula e a sua história de vida e realidade – 5 minutos. A redação deverá ter no máximo 25 linhas.
  6. VI.      Ainda para elucidar o assunto abordado em aula, propusermos a apresentação de 02 vídeos com a intenção  de fazer com que os alunos pensem a respeito do tema “ a formação do povo Brasileiro”, são os vídeos, o documentário “Identidade” do diretor Fernando Meirelles e a abertura do programa Malhação ID da Rede Globo – 10 minutos.

Justificativa/Objetivo

A intenção nesta aula é fazer com que haja a possibilidade do aluno construir, com o conhecimento adquirido na aula em questão, uma análise mais crítica sobre a formação da população brasileira e sua diversidade.

Recursos audio- visuais:

Bibliografia.

CUNHA, Euclides da,  “Os Sertões” – Rio de Janeiro – Ediouro – 1ª edição – 2003.

HOLANDA, Sergio Buarque de, Raízes do Brasil.Companhia da Letras, 3ª edição – 1997.

OLIVEIRA, Maria Francisco de, A Migração Nordestina e a Construção da Identidade Cultural: uma análise da realidade conxinense à base de A Hora da Estrela de Clarice Lispector.

http://www.brasilescola.com/

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: